30/03/2014

Almanaque da Mônica 44 - Panini


Capa do Almanaque da Mônica 44 (Panini, mar/14)

A capa do ALMANAQUE DA MÔNICA 44 da Editora Panini  de março de 2014 é nostálgica, mostrando como os principais personagens da TM eram quando foram criados. A seleção de histórias é boa, conservando um pouco daquele humor característico dos saudosos anos 90.

Segue a seleção com 13 HQs mais a tirinha final:

1. O primo Edu
2. O joão-bobo
3. Amigas inseparáveis
4. Os pássaros
5. O novo visual
6. O rei da voz
7. Sol e chuva casamento da viúva
8. A garota dos pés descalços
9. Elogios
10. Gritos
11. Caçada difícil
12. A visita
13. Nos sonhos tudo é possível


20/03/2014

Compra de Gibis do Chico Bento


Chegou hoje pelos Correios um lote com 35 gibis do CHICO BENTO que comprei no começo deste mês de março num sebo pela Internet. Todos os exemplares são da Editora Globo, números de 20-25 anos atrás quando as HQs do caipira eram muito melhores que atualmente.

18/03/2014

Mônica Superforte

Mônica 130 (Ed. Globo, out/1993)

As tiras clássicas da TM vol. 06 (Ed. Panini, 2010)

Mônica 82 (Ed. Globo, out/1997)

Até!

17/03/2014

Capote No Kansas - Um Livro Ilustrado


Capa de Capote no Kansas (Ed. Devir, abr/2007)

O escritor americano Truman Capote foi um dos maiores do século XX. Mesmo assim, não foi fácil pra ele chegar a uma cidadezinha do interior do Kansas nos Estados Unidos, e depois de um crime brutal que abalou toda a cidade, recolher informações suficientes para escrever um novo livro. É isso que a história de CAPOTE NO KANSAS mostra: o desafio que foi pra ele enfrentar toda aquela situação e não desistir.

Tudo começou quando dois homens invadem a casa de uma família, composta pelo pai, mãe e duas filhas, e os fazem de reféns, que culmina com o assassinato dos sequestrados. Esse fato rendeu a Truman a ideia de fazer um livro de não ficção, mas que só seria possível indo aonde tudo aconteceu e principalmente conversando com as pessoas envolvidas, como o delegado, amigos da família, criminosos e até mesmo as próprias vítimas.

Sim, uma menina se torna a sua única amiga e é através dela que ele consegue superar o seu maior desfio: persistir, mesmo quando tudo parece não dar certo, em paralelo com as lembranças de sua infância que o atormentam.

Resumindo, CAPOTE NO KANSAS é a ilustração de Ande Parks e Chris Samnee sobre o período em que o escritor criou um dos seus maiores sucessos, que foi o livro A Sangue Frio, publicado em 1966, sobre o assassinato brutal da família Clutter na cidade de Holcomb.

16/03/2014

Essa, até a Magali recusou!


Alguém já viu a Magali enjeitar comida? Se não, pois veja agora em A Oferta


Essa HQ  de duas páginas saiu em CASCÃO 122 da Editora Globo, setembro de 1991.

Capa de Cascão 122 (Ed. Globo, set/1991)

08/03/2014

Coleção da Salvat - Vingadores: A Queda


Capa de Vingadores - A Queda (Editora Salvat, jan/2014)

Os apreciadores da nona arte estão rindo à toa, principalmente os fãs dos super-heróis da Marvel. É que chegou desde o último dia 27 de janeiro em todo o Brasil a tão esperada coleção da Graphic Novels Marvel da editora Salvat, que publicará em 60 volumes desde os clássicos mais aplaudidos dos quadrinhos Marvel, até os mais recentes. É certo que já tinha chegado a alguns lugares em agosto/2013, ou somente Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba. Mas agora é pra valer e está em todo território nacional. 

Isso é um reflexo do momento que vive os quadrinhos no país, depois de um tempo de decadência eles começaram a voltar, principalmente na vida daqueles que já tinham se desestimulado há algum tempo. Por isso, não só os fãs da Marvel, mas de quadrinhos em geral têm motivos de sobra para serem bem otimistas.

Eu por exemplo, comecei a ler HQs em 1993, e nunca vi um momento tão bom deste cenário no Brasil. Também, quando eu comecei foi em época de crise monetária e eles já davam clara demonstração de escassez, até aqueles mais aclamados acabaram sendo cancelados ou sofrendo reformulações irreversíveis. 
Agora a coleção está no número três, com Vingadores: a queda e onde chegou primeiro já está no quatorze, Motoqueiro Fantasma: estrada para a danação. Apesar de ser uma coleção muito longa tem tudo pra durar até o último número sem nenhum problema, pois os leitores estão muito entusiasmados e não medirão esforços cada um, pra adquirir o seu exemplar quinzenalmente.

Parabéns, a Salvat e a nós também!

06/03/2014

Túnel do Tempo - Chico Bento 04 da Editora Globo


Chico Bento 04 (Ed. Globo, março/1987)

Estava olhando revistas antigas do meu acervo e acabei de ler uma do Chico Bento. Peguei aleatoriamente e por coincidência era do mês de março. Então resolvi que ela iria pra seção do blog chamada Túnel do Tempo.

05/03/2014

Duelo de Titãs - Thor Versus Hulk



O que empolga mais pra um leitor de HQs de super-heróis do que um grande duelo, principalmente de criaturas tão poderosos quanto esses da postagem?


Dentro do Universo Marvel, Thor e Hulk, protagonizaram os maiores confrontos entre heróis, juntos e separados, e esse combate é só mais um de alguns que fizeram a alegria dos leitores, como eu por exemplo.


Quando era criança, as histórias que eu mais gostava eram desse tipo, ou seja, quando eles mediam forças. Por isso, escolhi relembrar esse grande momento Marvel: uma luta entre o poderoso Thor, um deus, contra um gigante verde enfurecido chamado Hulk.

Nessa ocasião, ambos faziam parte de equipes, Thor dos Vingadores e Hulk dos Defensores. Mas, por causa de uma intriga feita por Loki, elas acabam se chocando uma contra a outra sem saber que estão sendo vítimas de uma trama diabólica. Mais detalhes da trama completa eu darei em uma oportunidade futura, pois no momento quero me prender só a mostrar como a terra tremeu com essa briga. Hulk está bem mais racional do que de costume, mesmo assim não o impede de agir e forçar Thor a se defender. Ele já tinha sido um Vingador antes, mas isso não importou!


Ninguém venceu, pois nesse momento foi descoberto que tudo não passava de um mal entendido, mas deu pra ver na luta o poder individual de cada um.


Esse confronto está na história dos Vingadores X Defensores Universos em Fúria, e foi publicada em GRANDES HERÓIS MARVEL 08, Editora Abril, jul/1985.

Capa de GHM 08 (Ed. Abril, jul/1985)

04/03/2014

Almanaque do Chico Bento 43 - Editora Panini


Almanaque do Chico Bento 43 (Ed. Panini, fev/2014)

Publicação bimestral, o recente ALMANAQUE DO CHICO BENTO 43 (Ed. Panini, fev/2014), além de trazer histórias do próprio, ainda tem do Piteco, Papa Capim e Turma da Mata. São 11 HQs republicadas mais a tirinha final. 


Abaixo, lista completa das histórias do gibi:

01. Os Perigos de Giselda
02. Rosicreia, meu amor
03. Com torcicolo
04. Quando um sonho pode se tornar um pesadelo
05. Bom menino
06. Tchum
07. Cacique Ubiraci, o herói da selva
08. O bandido da serra elétrica
09. Dependendo do caso...
10. Popularidade
11. Tesouros escondidos no colchão

03/03/2014

HQ - O Mapa do Tesouro

Compartilho uma história do Bolinha, que tem 7 páginas sendo a primeira que saiu em BOLINHA 15 (Ed. Pixel Media, jul/2012).

Capa de Bolinha 15 ( Ed. Pixel, jul/2012)

Em O Mapa do Tesouro, Plínio tem uma ideia pra poder fazer uma pegadinha com Bolinha e seus amigos.

Aproveita que o pai dele manda cavar um buraco no quintal pra enganá-los dizendo que tem um tesouro enterrado no mesmo local e assim fazer com que eles façam o serviço de graça.


Então, ele faz com que os meninos encontrem um mapa que indica que tem um tesouro em sua propriedade, daí faz um acordo com os meninos pra que eles possam cavar um buraco pra desenterrar a fortuna.


Quando os meninos vão cavar encontram uns homens fazendo o serviço e pensam que Plínio tentou passar a perna neles, mas como não dá tempo dos homens terminar o serviço, aí Bolinha volta de noite com Juca, Zeca e Carequinha pra terminar de cavar e conseguir pegar primeiro a riqueza.


Nessa de cavar o buraco, encontram um cano de água que bolinha fura e fica jorrando água pra todos os lados. Ele se esconde em uma árvore enquanto os outros fogem, e logo após, Seu Raposo aparece sem saber o que aconteceu.

Bolinha percebendo que tudo não passava de uma armação, ameaça contar para o pai de Plínio, o que causa medo nele e por isso acaba prometendo fazer o que Bolinha quiser.


Nessa HQ, o universo de personagens de Lulu & Bolinha já está totalmente desenvolvido, como os meninos que fazem parte do Clubinho, a personalidade de Plínio, por exemplo.

02/03/2014

Túnel do Tempo - Grandes Encontros Marvel & DC 01

Estou começando uma nova seção no blog, chama-se Túnel do Tempo. Vou postar capas de edições que estarão fazendo aniversário no mês e têm no mínimo 20 anos de publicação (só vou postar capas de revistas que tenho).

Grandes Encontros Marvel & DC 01 
 Super-Homem & O Homem-Aranha
Editora Abril, março/1993

Não quero falar muito nas postagens dessa seção, mas por ser a primeira é até normal fazer pelo menos um breve comentário.

Por uns minutos hesitei qual capa postar, já que é a inaugural e tinha que ser especial. Decidi por uma que representa muito o meu gosto pessoal e meus primeiros contatos com as HQs. Sempre gostei bastante de super-heróis, e apesar de ultimamente querer conhecer outros tipos de histórias em quadrinhos, não pretendo deixar de ler principalmente as do Homem de Aço e do Aracnídeo.

A Capa e história desse gibi dariam uma ótima postagem, mas por enquanto ficarei só na capa mesmo, que por si só já enche bastante os olhos! 

01/03/2014

Quem manda não é o Maurício?!

Gostaria de compartilhar essa tirinha que está no ALMANAQUE DA MÔNICA número 01 (Ed. Panini, jan/2007) e também algumas palavras...


Com relação à MSP de hoje em dia, os fãs mais antigos da Turma da Mônica se perguntam: onde foi parar toda a criatividade dos estúdios? Por que o Maurício resolveu se prender obsessivamente ao que chamamos de politicamente correto?   Como surgiu essa preocupação toda com algo que definitivamente não foi o que o levou a toda sua projeção artística?

Pelo menos de uma coisa nós temos certeza: que ele não está nem um pouco preocupado com aqueles que estão a perguntar certas coisas. Pessoas com esse tipo de questionamento não o interessa. E antes que digam, respondo: não estou a me lamentar por ele, mas sim pela Turma que fez parte da minha infância e vejo que aos poucos perde a sua identidade (se é que não já perdeu).

Talvez esteja vendo as coisas superficialmente, mas é o que enxergo. Assim, diante de todos esses fatos comprovados pelos leitores inconformados com todas as mudanças que vêm sendo feitas, e que tiram a verdadeira personalidade dos personagens do Maurício, que nós tanto amamos, uma coisa eu suspeito e tenho pra mim como verdade: que a tirinha da postagem, implicitamente ou explicitamente (fica a seu critério como entender) deixa claro quem é que decide pelo rumo dessa história. Do começo até agora!

Todos aqueles que acompanham ou acompanharam em alguma fase da vida as HQs da Turma da Mônica, e hoje entram em contato com as mesmas, com certeza sabem do que estou falando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...