01/02/2016

À espera de Luluzinha & Bolinha

Capa do suplemento que veio junto 
de Luluzinha 01 (ed. Pixel, mar/2011)

Começo o mês postando sobre uma das minhas leituras preferidas. Sinto-me tão bem lendo Little Lulu que comparo com a mesma sensação que sinto quando leio os patos de Carl Barks.

A última vez que Luluzinha e Bolinha foram publicados no Brasil, ou seja, teve uma edição regular em bancas, não faz muito tempo, e apesar de ter quase chegado ao número 50, parou na 49, na realidade não foi uma publicação bem sucedida. Eu me contentava apenas com o conteúdo, mas o material físico deixava muito a desejar. Papel fraquinho, distribuição ruim e sem muita divulgação, era só uma questão de tempo pra acontecer o cancelamento. Talvez ainda tenha durado muito! Mas e o conteúdo? Ah, o conteúdo eram as HQs clássicas da parceria entre John Stanley e Irving Tripp, responsáveis pela popularidade da dupla e que fizeram quadrinhos que nunca envelhecem promovendo Little Lulu e Tubby Tompkins ao status dos melhores quadrinhos de todos os tempos.

Luluzinha e Bolinha passaram muito tempo sendo publicados no Brasil, dos anos 50 aos 90, quando foi cancelados depois de mais de três décadas. Fez tanto sucesso nos anos 70 e 80 que o material que vinha de fora não era suficiente e por isso tiveram que criar HQs em próprio solo brasileiro, ficando a cargo dos estúdios da Abril, anos de ouro aqueles. Mas no início dos anos 90 sucumbiu à crise monetária e junto com outros diversos títulos não resistiu e desapareceu das bancas, vindo surgir novamente somente no começo dos anos 2000 numa coleção de encadernados em preto e branco da Devir, que apesar das oito edições, também não vingou e ficou só por aí mesmo.

Anos depois em 2011, a editora Ediouro sob o selo Pixel voltou a publicar Luluzinha e Bolinha mensalmente. Só que em 2015 sem muitas explicações terminaram os títulos e desde essa data, estou esperando alguma coisa aparecer dessa menininha que serviu até como inspiração pra dentuça do Maurício de Souza. A hora em que ela aparecer não a deixarei passar!

2 comentários:

  1. Pode deixar! Sabe, eu tinha quase certeza que iam cancelar as mensais pra colocar uma bem melhor, já que os encadernados de luxo estavam sendo elogiados. Me enganei mesmo! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog hj. Compro Lulu e Bola no ML da editora abril. Meus gibis favoritos. Tenho todas aa ediçoes da ediouro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...