22/12/2013

Sobre Créditos das HQs Disney

Tive uma surpresa quando voltei a acompanhar as publicações atuais dos quadrinhos Disney, depois de mais de uma década afastado deles, e vi os créditos concedidos aos autores com relação à produção das HQs.

Fui surpreendido porque na época em que comecei a ler esses quadrinhos, não tinha isso! Ficava com muita vontade de saber quem tinha produzido a história, escrito, desenhado, e era impossível. Por isso, vale relembrar que houve muita injustiça desde o começo, principalmente pela Disney em não atribuir as HQs aos seus legítimos autores. 


Acima ao lado, a primeira página da HQ de Paulo Maffia e Fernando Ventura, que saiu neste mês na revista do ZÉ CARIOCA 2391 (ed. Abril, dez/2013). 

Por exemplo, sabemos que o maior desenhista dos quadrinhos Disney foi Carl Barks, mas até ele, só veio a ser reconhecido pelos seus roteiros e desenhos muito tempo depois.  Nomes também como o de Don Rosa, só ficou conhecido depois que ganhou o prêmio Eisner.  Vale a pena lembrar que, apesar de em minha opinião esse dois americanos serem os melhores quadrinistas Disney, não podemos esquecer-nos de nomes como do italiano Giorgio Cavazzano, entre outros.  No Brasil temos Renato Canini, também um mestre!

Apesar de ter citado esses nomes, os desenhistas, roteiristas e todos aqueles que participam da produção de uma HQ, pra mim merecem o reconhecimento, pois é um trabalho que faz a minha felicidade!

Outros nomes estão surgindo, mas agora não vai ter tanta injustiça como no passado. Os nomes estão sendo divulgados, e quando você ler aquela HQ que você gostou muito, saberá a quem atribuir.

Nada mais justo!

6 comentários:

  1. Realmente, colocar os nomes dos artistas por traz destas HQs é uma forma de demonstrar respeito, pois eles se esforçam para fazer um bom desenho, roteiro, e ficam como anônimos. Toda obra precisa de uma assinatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com as tuas palavras. É um demonstração de respeito com os autores e principalmente com os leitores. Obrigado amigo por comentar!

      Excluir
  2. O movimento no INDUCKS foi fundamental para isso. Queria algo assim no âmbito do MSP. Mas, claro, atualmente não importa, já que as mensais não valem mais a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O INCUCKS é algo essencial para os fãs. Seria muito bom isso na TM, apesar de não ser mais a mesma coisa de antes.

      Excluir
  3. Só fui conhecer os autores das historias Disney com essa troca de informações na net mesmo. Lembro que nos anos 90 adorava as historias italianas com aqueles desenhos mais específicos, mas como era criança não me importava em saber quem tinha desenhado. Só anos depois ao ficar maravilhado com as historias do don Rosa, é que fui me interessar por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Hoje, fico maravilhado em poder saber quem escreveu e desenhou aquelas HQs que marcaram minha vida! São coisas como essa, que faz a gente gostar mais ainda dos quadrinhos! Abraço amigo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...