21/12/2013

O Politicamente Incorreto na TM Coleção Histórica 38


Capa de Turma da Mônica Coleção Histórica 38 (ed. panini, nov/2013)


Atualmente, qualquer leitor de HQs percebe a preocupação que a MSP tem em fazer apologia com o chamado de politicamente correto. Isso é claro, exclui das HQs, qualquer coisa que seja considerada incorreta. Se isso é visível a olho nu pra qualquer um, imaginem para os fãs da Turma da Mônica? Jamais passará despercebido! 

Mas as coisas pioram ainda mais quando percebemos que começa a virar uma obsessão. Isso incomoda, pois são capazes de mudar até as próprias características dos personagens, que alcançaram sucesso não só com as crianças, mas também adultos, assim mesmo, como foram criados. Exemplos como Magali comendo comida de gato, bandido com arma na mão e um prédio pegando fogo, são os que encontrei facilmente nas revistas da TMCH 38. 

Mas é claro que cada HQ antes de ser publicada passa pelas mãos de alguém pra decidir se pode ou não pode.O gênio por trás de tudo é o Maurício de Sousa, grande criador do universo da turminha e outros, mas que hoje é difícil entender como alguém que alcançou o rol da fama, o topo na indústria dos quadrinhos não só como empresário, mas principalmente como artista, se preocupa tanto com questões que a meu ver são tão simplórias quando nos referimos ao mundo da ficção. Imaginem se as produtoras de filmes fizessem parecido? 

É claro que não espero que todos concordem comigo, mas no mundo da fantasia isso é meio (procurando uma palavra, e a escolhida é de acordo com o sentimento que sinto quando leio um gibi da turminha) constrangedor.

Pra dar esses exemplos da postagem, escolhi uma publicação atual e ao mesmo tempo antiga. TURMA DA MÔNICA COLEÇÃO HISTÓRICA é uma das publicações que resiste, mesmo assim sem se livrar de alguns atentados de vez em quando. Onde um dos editores faz questão de destacar sempre o que podia antes e agora não pode mais.

Finalizando, o que também é politicamente incorreto, para o leitor-fã, é errar a capa da revista da MAGALI, na contracapa da TMCH.

7 comentários:

  1. Nossa, q erro grotesco da MSP em errar a capa da Magali! Colocaram a capa da revista n°37 na n°38, como assim? Sera q ninguem viu isso? Se preocupam tanto em deixar tudo politicamente correto q acabam se esquecendo de coisas mais importantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andre. Um erro desses é grande demais pra passar despercebido e não deixar claro que estão preocupados é com outra coisa, mas não com impressão correta que é muito importante! Obrigado pela visita e seja bem vindo amigo. Um abraço!

      Excluir
  2. Os "Arquivos do Maurício" são um saco, com aquele roteirista falando o tempo todo: "Isso não pode mais; nem pensar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fica cansativo isso, ao menos estão colocando agora o nome dos roteiristas e desenhistas em algumas hqs. O melhor seria as propagandas da Turma da Mônica em tamanho real.

      Excluir
    2. Pra você ver como essa coisa de se preocupar com o politicamente correto é tão grande, pois se dedicam praticamente só a isso!

      Excluir
  3. Essa edição tá ótima, Magali comendo a ração do Mingau foi ótima, já conhecia, mas sempre bom reler. Isso q era engraçado de ler nas hqs.

    O erro da contracapa foi muita falta de atenção, ficou horrível visualmente. Se um desavisado tiver começando a comprar agora, vai ficar em dúvida qual gibi é o certo dessa edição. Ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erro grande! Beirando o absurdo mesmo! Espero uma postagem sobre TMCH 38! Valeu Marcos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...