25/12/2013

Quem Gosta de Super-Heróis?

Eu quero saber se você gosta de super-heróis.

Recentemente, Alan Moore deu uma declaração que pareceu como uma feroz crítica às histórias de super-heróis, o que o tornou alvo de críticas até de seus fãs, já que soou no mínimo como uma ingratidão, pois foi através desse gênero que ele se tornou um grande mito da cultura pop.

Ele é um grande roteirista, chamado de “O Mago dos Quadrinhos”. Autor de uma obra que encabeça quase todas as listas feitas sobre as melhores HQs de todos os tempos, e é responsável por outras que também fazem parte das mesmas listas.

Algumas de suas palavras foram as seguintes:

“Detesto super-heróis. Acho que são abominações. Eles não significam o que significavam no passado. (...) Não acho que o super-herói represente algo bom. Acho um sinal meio alarmante o fato de termos plateias de adultos que vão ver os filmes 'Os Vingadores' e se deleitam com conceitos e personagens criados para agradar a garotos de 12 anos na década de 1950.”


Ele faz jus a sua fama, mas pareceu um pouco incoerente esse discurso, sendo que sua obra-prima é WATCHMEN que pra muitos é a melhor trama de quadrinhos que existe.

No mundo dos super-heróis eu me restrinjo há alguns personagens, que não são muitos. Super-Homem e Batman são os meus preferidos da DC, e Homem-Aranha e Capitão América (apesar de não fazer nunca apologia a patriotismo) da Marvel, exatamente nesta sequência. Existem outros poucos heróis que gosto, mas estes são os principais nos dois universos.

A despeito da opinião dele, eu continuo gostando desse tipo de histórias em quadrinhos. E não sei se vale a pena encarar essas declarações de Moore como relevantes. 

10 comentários:

  1. Sinceramente eu nao gosto muito de HQs de Super-herois, tanto q nao tenho nenhuma na coleçao mas ja li algumas. Quanto a declaraçao de Alan Moore, nao achei legal, é como cospir no prato q comeu, afinal, o publico adulto é o grande admirador de seu trabalho. Mas adoro os filmes, meus personagens preferidos sao Homem-Aranha, Homem de Ferro e Batman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto das HQs de super-heróis atuais, mas sempre leio republicações. A crítica feita por Alan Moore, poderia ter sido evitada se ele tivesse mais respeito pelos fãs, mas talvez ele ache que essa não é a questão. Pra quem gosta muito da originalidade, acha os filmes muito distantes das verdadeiras origens, mas gosto muito da trilogia do HA. Valeu por comentar amigo!

      Excluir
  2. Acho que o Mago foi meio infeliz nas suas palavras, mas não sei se essa foi realmente a intenção. Mas ele podia ter ficado sem essa mesmo. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez estamos sendo ingênuos em achar que essa não foi sua intenção, mesmo assim não deixa de ser uma coisa chata esse comentários!

      Excluir
  3. Hum... complicado. Alan Moore fica trancando em sua casa falando o que lhe vem a cabeça sem pensar duas vezes. Coisas de velho ranzinza. Por ser o maior escritor de HQs que o mundo já teve (sim, para mim, é), suas palavras ganham força, são mais difundidas etc. Neste ponto, penso que ele não está sendo ingrato, contudo. Penso que ele apenas está criticando a indústria caça níquel da atualidade. E, em parte, concordo com ele. O que está surgindo de bom, em matéria de heróis? O que ficará para a posteridade, no gênero, dentre obras recentes. Está difícil. Quando veremos outra HQ do porte de O cavaleiros das Trevas, por exemplo? Tb ando descrente com as atuais publicação do gênero. Por isso, endosso um pouco das afirmações de Moore - e não apenas por ser um grande fã de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Complementando: adoro heróis. Mas não gosto do que, atualmente, se publica no gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto das HQs atuais e me limito somente as republicações. Tentei dar uma nova chance para o HA conforme postagem neste blog, mas novamente me decepcionei, só suportei duas edições. Acredito que o pensamente é por esse lado que você disse. Um gênio do quilate de Alan Moore não ia dar uma bola fora dessas não é? Abraços.

      Excluir
    2. "Um gênio do quilate de Alan Moore não ia dar uma bola fora dessas não é?"

      Mas, claro, não descartemos a possibilidade de ele estar gagá. :-)

      Excluir
  5. Eu nunca gostei de gibis de heróis. Lembro que cheguei a comprar uns gibis do Batman que é um herói que eu até gosto da história e tal, mas lembro que esses gibis ficaram na gaveta e devo ter lido um só. Super herói, superpoderes, lutas e tudo mais que rondam esse universo pra mim sempre foi no desenho animado e olhe lá.
    Só acho uma pena que as crianças de hj em dia não se interessem mais por isso como antigamente, na minha opinião isso se deve ao alto preço dos gibis e dos encadernados que ficam mais restritos a colecionadores. Os formatinhos, tão comuns nas décadas passadas e que muitas crianças compravam com o troco da padaria desapareceram das bancas. Apesar de não gostar do gênero, acho que um herói sempre passa uma boa imagem pra criança que lê, e isso nunca é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gostar de HQs de super-heróis e ter meus preferidos, até me chateio quando não vejo originalidade nos filmes com relação aos quadrinhos. Devo muito a esse mundo, exatamente pelo que você disse. Pra uma criança tem muitos benefícios gostar de ler HQs e, é uma pena hoje en dia não ser mais possível comprar um formatinho como antigamente, com apenas com uns trocados! Valeu amigo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...