21/10/2013

O Bicho-Papão, a história da Luluzinha que foi censurada


As imagens estão em preto-e-branco, pois foram assim publicadas originalmente.

Numa época em que o politicamente incorreto podia comumente estar presente nas páginas de uma HQ, esta história foi condenada pela própria Marge, criadora da Luluzinha. Isso por considerar a imagem do Bicho-Papão “forte” demais para crianças.

A HQ O Bicho-Papão, era pra ter saído em LITTLE LULU 26, ago/1950, mas foi censurada, e só veio a ser publicada em 1986 pela Dark Horse nas recompilações das histórias clássicas das edições de LITTLE LULU LIBRARY.

Começa quando a mãe do Alvinho o ameaça dizendo que o Bicho-Papão vai pegá-lo, o qual fica apreensivo e vai até a casa da Lulu, perguntar a ele sobre o assunto. Então surge a opotunidade dela contar mais uma de suas “aventuras”.

Ela conta que um dia ele foi uma menina muito mal e que de tanto fazer travessuras, seus pais entregaram ela ao Bicho-Papão. No começo ela ficou com medo, mas depois descobriu que o Bicho-Papão, apesar de ser muito feio e ter seis orelhas, era na verdade um fracote que não fazia medo. Assim ela o bateu tanto, que ele foi quem ficou com medo dela!

Alvinho acredita nela, e capta muito bem o sentido da coisa, tornando-se mais levado ainda e fazendo todas as travessuras que a Lulu disse que fez quando era uma menina má.

Bonito o Bicho-Papão da história não era mesmo, mas hoje em dia achavam ele mais engraçado do que feio. Há mais ou menos 65 anos atrás, as coisas realmente eram diferentes, principalmente a cabeça das crianças. Mas, como eu disse no começo, coisas piores aconteciam nos gibis sem sofrer nenhum tipo de censura, até aquela época é claro!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...