12/10/2013

Minha Vida de Colecionador - Prelúdio e Parte 1


Acervo pessoal

Eu divido a minha vida de colecionador em duas partes. A primeira entre os anos de 1993 a 95 e a segunda de 2008 até os dias de hoje. Entre 1995 e 2008 não colecionei, mas é claro que durante esse tempo, existiram várias tentativas de colecionar, mas nenhuma delas vingou, por isso só considero esses dois períodos que citei.

Hoje, começo uma série de matérias sobre minha vida de colecionador, só não sei qual vai ser a periodicidade delas, mas vou de vez em quando postar algo falando sobre algumas experiências que tive durante essas fases, dos primeiros anos principalmente. E agora, escolhi falar sobre os formatinhos.

Acervo pessoal

É impossível você não associar os formatinhos ao sentimento de nostalgia, pelo menos pra mim, pois foram as primeiras publicações que eu conheci. Mesmo sendo muito criticados atualmente com o surgimento dos encadernados, eles fazem parte da vida de muita gente. Hoje em dia, ainda coleciono e de vez em quando compro um antigo, pois gosto muito daqueles de lombada quadrada, colorida, publicados pela editora Abril no auge da sua supremacia entre os anos de 1979 e 1987. Esses da primeira foto da postagem foram uns que marcaram muito a minha infância, e ainda os tenho não os primeiros, mas outros que consegui quando voltei a colecionar na segunda parte da minha vida de colecionador.

Acervo pessoal

Com certeza existem fortes argumentos contra o formatinho, e até concordo com o principal que é o de cortar parte do texto das HQs pra caber num espaço pequeno. Então, o que acontece, por exemplo: nunca li os confrontos do Homem-Aranha com o Duende Verde em formato americano, por isso caiu muito bem essa COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL do HA, pois agora lerei. Mesmo assim, não abro mão de ter também a publicação em formatinho, mesmo que o conteúdo por dentro não seja totalmente original e incompleto, as capas são muito bonitas e me leva de volta aos meus primeiros contatos com a nona arte.

Marvel especial 1 e 2 (ed. abril, out. e dez./1986)

Bem, existe muita coisa pra falar sobre esse assunto, mas não vou alongar, pois quero que ele sirva apenas pra deixar registrado alguma coisa dessas memórias. 

10 comentários:

  1. Legal ver a sua coleção. Parabéns e q consiga muitos gibis nessa nova fase. Acho q todos q gostam de quadrinhos passam por isso, de parar de colecionar por algum tempo e depois voltar com tudo.

    Comigo tbm foi assim, mas pelo menos eu não me desfi da coleção, apenas deixei encostada no canto. Foi o q me ajudou e quando voltei eu só comprei os q não tinha ou com estado mais crítico.

    Muito bons esses q vc mostrou na postagem. Esse do Menino maluquinho, é sensacional, muito engraçado. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios e com certeza existem coisas que são comuns a todos os colecionadores, e uma delas é essa de se afastar e depois voltar. O próprio momento dos quadrinhos no cenário nacional contribuem pra isso. Atualmente por exemplo, a safra está muito boa, mas nem sempre foi assim. Espero qualquer hora dessas ver um pouco da sua coleção também! Obrigado pelos comentários amigo. Um abraço!

      Excluir
  2. Legal, amigo, tb gostei de ver sua coleção...grande abraço, Xandro! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mais do meu acervo pra mostrar amigo. De vez em quando, vou colocar algumas dessas fotos nas postagens. Um abraço!

      Excluir
  3. Muito bom. Continue com essas postagens.

    "É impossível você não associar os formatinhos ao sentimento de nostalgia"

    Realmente. Guardo com carinho os meus. Acho um formato cabível para HQs infantis como Disney e Turma da Mônica, por exemplo. Mas o que a Abril fazia com heróis DC e Marvel foi horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você captou muito bem o que eu quis dizer na postagem! Também concordo contigo sobre o formato pequeno ser mais pra o gênero infantil. Amo meus formatinhos, principalmente porque fazem parte da minha infância, mas prefiro os encadernados para as outras HQs. Coisas como essa que a Abril fez com a DC e Marvel é imperdoável não só para os fãs. Valeu Kleiton pelos comentários!

      Excluir
  4. Só sei que brilhou os olhinhos vendo as fotos da tua coleção...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas que coloquei na postagem foram alguns dos formatinhos que eu tenho e que são muito importantes na minha vida. Depois vou postar algumas fotos dos gibis que são de outro formato. Um abraço Fernanda!

      Excluir
  5. E aí? Cadê a continuação dessa "série" de postagens? :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...