10/09/2014

Minha expectativa em Bidu Caminhos



Ando tão desanimado com as publicações atuais da MSP que estou deixando passar todas as Graphic com selo Maurício de Souza. Não consigo ver graça nenhuma nelas!

Meu comentário talvez seja muito superficial, confesso, mas ele tem base, pois apesar de não ter lido nenhuma delas, percebo que só possui muito Marketing, já que os comentários dos leitores posteriores às leituras sempre são na maioria das vezes de decepção.

A mais nova dessas é BIDU CAMINHOS, de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho. O cãozinho Bidu é um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica e que possui muitas histórias solo.

Os autores disseram numa recente entrevista a revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS (Ed. Europa, set/2014), que quase tudo da obra foi feito digitalmente, detalhe não muito incomum nesses lançamentos não é?

Até!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não vou atirar pedras em que faz tudo digitalmente. Acho que esse é um caminho sem volta. Mas existe diferenças entre fazer e FAZER. Há artistas que realmente desenham e, neste caso, a única mudança é que não é no papel e sim, num tábua eletrônica que passa o traço direto pro computador. Mas há aqueles que até preguiça de desenhar possuem e então acabam recorrendo a truques digitais para comporem seus quadrinhos, até mesmo os traços dos personagens... e fazem isso por pura preguiça ou mesmo incompetência de riscar à mão. A esses eu dou nota zero, pois arte significa esforço e criatividade. Seria muito fácil pegar traços já estabelecidos no programa digital e criar personagens simples com eles, mas isso não envolve arte e muito menos uma produção de quadrinhos que seja digna de admiração.

    Não sei qual é o caso em questão dessa Graphic Novel.

    O Bidu é um cãozinho muito querido por mim. Talvez eu venha comprar essa edição, mas por enquanto não tenho nenhuma. Fiquei com vontade de ter a do Astronauta e do Chico Bento, mas acabei deixando passar. As outras, simplesmente não vi nada demais. Até mesmo a Laços, que todo mundo admira, só percebo a arte do cara, que é maravilhosa. Mas a história em si, não vi nada que me fizesse comprá-la. Depois de ler tanta turma a Mônica ao longo de tantas décadas, fazer algo com outros artistas devia significar uma nova visão desse universo, mas nem sempre está sendo assim. O que está acontecendo é o puritanismo exagerado da MSP só que com a arte pessoal do cara. Daí, abe o que vale mais a pena? Você pesquisar e compar os materiais autorais do cara, e não exatamente a Graphic Novel em questão.

    Você acabou não dizendo o que achou do Bidu. Reparei um pouco de decepção, mas não ficou assim tão claro.

    Talvez eu a compre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto interessante. Talvez não exista mesmo tanta diferença entre desenhar no papel e na tábua digital. Eu não li Bidu Caminhos, por isso disse que minha opinião era baseada nos comentários que escuto da maioria dos leitores depois que leêm. O meu texto é mais um desabafo, pois apesar de essas Graphic serem bastante divulgadas e bonitas, eu não consigo ter interesse nelas. Se comprar boa leitura! Valeu pela visita e um abraço.

      Excluir
    2. Devia ter dito FALTA de expectativa.

      Excluir
  3. Essa aí eu não compro. Tbm acho q não era para ser digital, ainda mais uma obra como essa. Perde a graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única publicação da MSP que tenho vontade de comprar é a Coleção Histórica. Mas também com as alterações que andam fazendo desistimula bastante. Essas Graphic eu faço questão de não me interessar! Valeu por comentar. Um abraço!

      Excluir
  4. Eu comprei hoje mesmo essa edição, ainda não a li, pretendo ler amanhã. Por enquanto só dei uma folheada, e gostei do que vi até agora!
    Heri, chegaram hoje as revistas que você me enviou, valeu mesmo, foi uma surpresa muito feliz pois no site dos correios estava informando que o objeto ainda tinha sido postado, então me espantei quando chei em casa e vi o pacote. Obrigado, estou lendo agora mesmo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa também vou deixar passar como fiz com as outras. Boa leitura pra você! Com ralação as revistas que mandei pra você, ainda bem que gostou. É muito bom surpresas de gibis! Rsrsrs. Valeu também amigo! Abraços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...