13/11/2013

A Ameaça do Coelhinho



Achei interessante e queria compartilhar a minha admiração quando li a primeira HQ de TURMA DA MÔNICA COLEÇÃO HISTÓRICA – MÔNICA 05 (ed. Panini, abr/2008), uma republicação de MÔNICA 05, (ed. Abril, set/1973).

Capa de Turma da Mônica Coleção Histórica vol. 5 - Mônica (ed. Panini, abr/2008)

Resumo

Xaveco ri de Mônica porque ela não tem um animal de estimação, o que causa tristeza nela que decide trocar o coelho de pelúcia por um bicho de verdade. Nesse momento, ela descobre que o seu coelho fala e fica muito alegre, mas quando quer falar para os amigos a novidade, é impedida, pois o coelho não quer ser revelado.

Então num passeio, o coelho bate no Cebolinha, mostrando que não só fala, mas também se movimenta. Depois é a vez do Cascão, que leva uma coelhada da Mônica. 

Cenas fortes? Hoje em dia nem pensar!

Mas é quando vem o Anjinho que ele foge pra não o encontrá-lo cara a cara. Assim descobre-se que ele na verdade é um diabinho fugido do inferno, também denominado Gnomo, que no fim acaba ficando na terra porque Mônica e Anjinho tiveram pena dele. HQ com tema de possessão?!




Explicação

 O que mais me chamou à atenção foram duas coisas:

1. Vivemos na época da ditadura do politicamente correto, o que os estúdios MSP adotaram como critério máximo, sem sombra de dúvida. Por isso, é para um fã da turminha que já é adulto, se deliciar ao ler uma história onde claramente representa os tempos em que a criatividade não tinha limites, e assim surgiam HQs com temas mais profundos como esse da postagem.

2. Uma HQ tão antiga, e até hoje não houve uma continuação, ou explicação sobre o desaparecimento do personagem que surgiu nessa história. Será por quê?


9 comentários:

  1. Muito bom, Heri!
    Uma história bem diferente e criativa, foi ótimo vê-la aqui. E quanto ao paradeiro do personagem, ficará na imaginação?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Heri!
    Uma história bem diferente e criativa, foi ótimo vê-la aqui. E quanto ao paradeiro do personagem, ficará na imaginação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito dessa HQ! Principalmente pelo tema profundo, e também do personagem diferente que surgiu nessa história. Mas, como hoje não têm mais diabinhos não é? Ele jamais irá aparecer!

      Excluir
    2. Na verdade ele apareceu recentemente... Mas deixa pra lá. Estamos em 2014 e acho que você já sabe. Mas se não souber já está dito né? Eu lembro que ele apareceu no final da revista de 500 edições da Mônica e no gibi em que a história de abertura era: "O Gnomo do Coelhinho". E depois eu nem lembro mais! Eu não li toooooodas as edições da Mônica. Mas eu sempre procuro pra ler! Hahaha!

      Excluir
    3. Oi Alexia! Vi sim. No mês de janeiro ele deu as caras novamente. Mas ele já tinha aparecido depois dessa HQ da postagem conforme o amigo Marcos no comentário seguinte. Eu como você não li todas. Mas também, são milhares de histórias! Seja bem vinda.

      Excluir
  3. Heri, teve uma continuação, sim, com o mesmo título "A ameaça do coelhinho" com a volta desse Gnomo, mais perverso ainda... foi publicada em Mônica nº 92 (Ed. Abril, 1977).

    mas, depois dessa de 1977 não apareceu de novo e agora muito menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marcos pelo esclarecimento. Tinha entendido que essa da postagem tinha sido a única aparição. Agora fiquei curioso com esse "mais perverso". Mas dúvido que atualmente apareça, já que faz esse tempo todo que sumiu! Valeu amigo, abraços

      Excluir
  4. Obrigada pela postagem!! Eu tive essa revista (licença para correção: este número é de setembro de 1970, não de 1973), E houve mesmo "A Ameaça do Coelhinho" com o duendinho cheio de marra e de poder, chegando a transformar o Anjinho num cachorro, mas depois de derrotado pela Mônica ele implora para voltar a morar no coelhinho.
    As aventuras antigas da turminha possuíam muito mais sabor, mais bossa, mais criatividade, agora praticamente se reduziram às implicâncias do Cebolinha com a Mônica e seus "planos infalíveis" para ser o "dono da lua". O 'politicamente correto' não deveria ter afetado a criatividade de Mauricio a este ponto. Pena.
    Que venham de volta os antigos quadrinhos!
    Abraço,
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Claúdia! Muito obrigado pela correção. O seu pensamento é igual ao de muitos que estão insatisfeitos com os novos rumos da MSP. O que aconteceu com a criatividade deles não é mesmo? É uma pena mesmo! Seja bem vinda a este espaço amiga e obrigado por comentar. Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...