30/09/2013

E tudo começou com um pato, sempre dizia Victor Civita



Magnífica, a matéria de Roberto Guedes “Império dos Gibis”, sobre a editora Abril, que saiu em duas partes na revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS, editora Europa.  A primeira parte foi publicada na edição 45, jul/2013 e a segunda no mês seguinte.  Com relação à cronologia, a matéria ficou dividida assim: até 1979, a primeira parte, e daí em diante até os dias de hoje, a segunda.

A matéria aborda toda a trajetória da publicação de quadrinhos pela editora, incluindo todos os gêneros por qual ela se aventurou. Todas as duas partes foram muito saborosas de se ler, mas para quem gosta somente de quadrinhos infantis, por exemplo, é claro que a primeira é bem mais atraente (mas este não é o meu caso).

E não precisa conhecer muito, pra saber que o destaque maior dessa primeira parte foi sobre os quadrinhos Disney. Apesar da Turma da Mônica também ter sido um sucesso no cenário nacional quando publicado pela Abril, não têm como negar a supremacia  Disney durante as primeiras décadas da empresa, já que “tudo começou com um pato”.

Abaixo, a transcrição de uma parte do texto que mostra a importância que os quadrinhos Disney tiveram nessa trajetória, e veja a capa mais algumas imagens dessa matéria.

O expansionismo da Abril obrigou Cláudio de Souza a contratar desenhistas nacionais para produzir mais quadrinhos, pois o material fornecido pela Dell Comics, a editora que publicava Disney nos Estados Unidos, era insuficiente para atender a demanda do mercado brasileiro.



Capa de Mundo dos Super-Heróis 45, jul/2013

3 comentários:

  1. Eu tenho o fac-smile dessa edição nº 1 q saiu no clássicos da literatura disney... é legal.

    Encontrar o original é raríssimo e supercaro, exploram muito! sem chances.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o fac-smile dessa edição nº 1 q saiu no clássicos da literatura disney... é legal.

    Encontrar o original é raríssimo e supercaro, exploram muito! sem chances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, um original do PATO DONALD número 01, seja o exemplar mais caro dos quadrinhos no Brasil. A última vez que pesquisei, vi que estava em torno de R$ 10.000,00!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...