12/01/2015

HQ do Cascão: Ladrão de Bancos


A primeira postagem do ano neste blog é sobre uma HQ do Cascão. Já fazia um bom tempo que eu não postava nada sobre a Turma da Mônica, até que alguns dias atrás comentei algo a respeito desse assunto, mais especificamente sobre nostalgia, assunto bem presente quando se trata da MSP. Mas isso já está batido demais, não adianta ficar batendo na mesma tecla sempre! Eu estava separando uns gibis pra negociar quando reli uma das separadas. Era CASCÃO 110 (ed. Abril, out/1986) uma das últimas edições por essa editora.


Um bandido assalta um banco e na fuga pra tentar esconder o dinheiro roubado o joga dentro de uma lata de lixo que por “coincidência” é onde o Cascão está descansando. Como ele não viu o ladrão pensa que o dinheiro caiu do céu, e assim fica feliz da vida. Mas, quando aparece para os amigos com todo aquele dinheiro e como eles já sabem do roubo ao banco, deduzem que o amigo deles é o assaltante. Então ele esclarece o que aconteceu e em seguida o ladrão aparece reivindicando o dinheiro, mas xinga a Mônica que se aborrece e dá uma lição nele ajudando a polícia a predê-lo.


Essa história é cheia do politicamente incorreto tanto evitado hoje em dia pelos roteiristas da TM. Bandidos fugindo da polícia, Cascão dentro da lata do lixo, coisas que atualmente são impossíveis de aparecer nas HQs. Mas tem um final perfeito que não deixaria nada a desejar para uma história moralista, ou seja, mesmo com elementos considerados pelo Maurício impróprios para as crianças, ensinaria algo que seria muito mais útil, nessa caso que o crime não compensa, que o bem sempre vence, que roubar é errado, do que não mostrar nada de ruim que existe no mundo, como se nos filmes e novelas da TV evitassem exibir.


Mas como falei no começo, esse assunto do politicamente correto ser uma marca registrada das histórias atuais da Turma da Mônica já enjoou. Por isso continuo a relembrar à turminha de 20/30 anos atrás. Viva a Mônica e cia dessa fase!

6 comentários:

  1. Só de ver o roteiro já da pra ver que é uma história muito bacana, ela já começa interessante, com o ladrão correndo. Vai entender o porquê de não aparecerem mais bandidos nos gibis da TM, afinal, por que isso iria trazer mau exemplo? Enfim, é melhor curtir os gibis antigos mesmo, pois nem os almanaques dá pra curtir, com tantas alterações...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os roteiros antigos, até os mais simples eram superiores e muito aos atuais. Estou exagerando? Acho que não! Está insuportável quase todas as HQs que vêm nessas mensais. Bandidos hoje não existem mais porque talvez eles achem que podem esconder das crianças que existem pessoas maus e que fazem coisas erradas. Se tiver outra explicação não sei. Mas como você disse, pelo menos nós temos as histórias antigas que essas sim, são ótimas! Valeu por comentar amigo! Um abraço.

      Excluir
  2. Não só o roteiro... Mas olha o traço do primeiro quadro: ângulo inusitado, movimento. Era outro nível de HQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tudo tinha o nível melhor! Roteiros excelentes até o da mais simples história com desenhos lindos, uns que chegaram a beira de verdadeiras obras de arte dos quadrinhos. Falei na matéria que que já enjoou esse assunto de sempre falar na diferença do ontem pro hoje da MSP mas é que não me conforme. Como algo pôde cair tanto? Abraços amigo Kleiton!

      Excluir
  3. HQ muito legal, traços maravilhosos, q bom q vc tem esse gibi. Sem dúvida, não dá pra entender pq tiraram os bandidos das hqs, se sempre tinha uma lição de moral no final, até pq os bandidos se davam mal no final.

    Como vc disse, até enjoa de tanto falar de politicamente correto. É melhor curtirmos os gibis antigos q ganhamos mais. Ótima postagem. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa HQ é muito legal mesmo! Apesar de mostrar elementos considerados incorretos, tem uma lição de moral, o que mostra que as HQs da turminha não precisavam mudar tanto por isso. Mas tem uma maneira de não se estressar mas com isso, é só ler só as antigas como já estamos fazendo. Quer dizer não se estressar muito, porque até na Coleção Histórica eles tão aprontando com as mudanças. Mesmo assim dá pra ir levando! Valeu por comentar amigo. Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...