31/10/2014

Roy Thomas na Mundo dos Super-Heróis 59


Capa da MSH 59 (ed. Europa, out/14)

A Marvel está completando em 2014 setenta e cinco anos. E em comemoração a essa data, a revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS de outubro fez uma matéria exclusivamente falando sobre a trajetória dessa, que é considerada a maior editora de quadrinhos de super-heróis do mundo.

A Marvel é uma editora de quadrinhos norte-americana fundada em 1939 primeiramente com o nome de Timely Comics. Com o tempo foi chamada de “A Casa das Idéias” e atualmente pertence ao grupo Disney.

Mas o motivo de eu ter escolhido esse assunto foi uma entrevista que faz parte da matéria “75 Anos da Marvel”, do desenhista Roy Thomas, que desponta como um dos principais nomes responsáveis pelo sucesso que a Marvel fez e o legado que ela deixa entre nós. Ele é nada mais nada menos que o grande projetor do enorme sucesso do personagem Conan. Sim, ele é o grande responsável pela melhor fase que o cimério teve nos quadrinhos, sendo assim, quem o elevou ao status de um dos maiores personagens das HQs.

Foto de Roy Thomas na redação

Na entrevista, dente outras coisas ele falou em especial, e é exatamente sobre o que eu quero comentar, a respeito de Stan Lee e Jack Kirby. O que eu separei foram as seguintes afirmações:

Sobre Kirby - “Conheci seu talento em meados de 1940, quando eu tinha uns sete anos de idade, e ainda o admiro apesar de tudo. Ele foi o maior desenhista de super-heróis de todos os tempos”. 

Sobre Stan - “Eu era o aprendiz e ele o mestre. (...) Ele é o arquiteto principal do universo Marvel, apesar das contribuições gigantescas de Jack Kirby e Steve Ditko”.

Pra quem é pelo menos um pouco familiarizado como o mundo dos quadrinhos de super-heróis, sabe muito bem o peso que essas declarações representam. Com certeza muitos concordam com a primeira afirmação e outros com a segunda, mas dificilmente com as duas ao mesmo tempo.

Opiniões individuais à parte, podemos afirmar também que esses dois nomes despontam como os principais idealizadores da editora aniversariante. Parabéns para ela! Que venham mais setenta e cinco anos.

2 comentários:

  1. Oi Heri, são todos "monstros" do universo dos quadrinhos. Adoro Conan, e sei que Roy Thomas é o cara, um dos maiores responsáveis por tudo o que a gente curte do Cimério. Olha, eu admiro todos eles, mas, se fosse para destacar somente um, ainda ficaria com Stan Lee, pois sem ele, acredito, que todos os talentos estariam dispersos. Ele sempre foi um grande maestro, com sua genialidade e loucura, porém, com uma determinação e jovialidade que nunca vi em outro. Abraços, excelente postagem, eu amo a revista Mundo dos Super Heróis é leitura obrigatória aqui em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stan Lee, Jack Kirby, Roy Thomas, John Byrne, Steve Ditko ... esse nomes e alguns outros estão eternamente gravados na memória dos fãs não é mesmo? Independente das discursões sobre quem é maior, sempre serão lembrados como os maiores de todos os tempos, pois cada um teve sua parcela de contribuição no mundo dos quadrinhos e heróis da Marvel principalmente. Sou pra sempre grato a eles por isso, pois até hoje me sinto feliz e tenho momentos muitos gostosos seja relembrando ou apreciando o trabalho deles. Igualmente Walt Disney, Maurício de Souza, Stan é o grande arquiteto da Marvel. Seja como autor de HQs ou empresário. Importante é o que ele soube construir e como fez isso com enorme competência e talento. Seus frutos estão até hoje nos divertindo e com certeza por mais dezenas de anos. Esse é o meu desejo! Obrigado pelo elogio. Abraços amigo Paulo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...