03/12/2014

Do Inferno

(Esta é a prévia de uma possível postagem sobre a obra completa).

Capa de Do Inferno (ed. Veneta, nov/14)

Como muitos já sabem, a editora Veneta publicou em novembro o lançamento do ano, Do Inferno de Alan Moore e Eddie Campbell. Esse volume Com quase 600 páginas dessa que representa um dos maiores trabalhos de um gênio das HQs, chegou a minhas mãos anteontem, 01/12. Edição única, capa dura, preto e branco, 21X28 cm ao preço de R$ 94,90.

Muita coisa eu já ouvi falar dessa obra. Até que é melhor do que Watchmen, aquela que encabeça quase todas as listas das melhores HQs de todos os tempos. A verdade é que todo mundo quer dar sua versão sobre Jack o estripador, seja baseando-se em filmes que assistiu ou livros que leu. Com Alan Moore não foi diferente, pois é disso que se trata Do Inferno, é nada mais nada menos que a visão do mago dos quadrinhos sobre os assassinatos em Whitechapel.

Capa detrás

Jack foi o primeiro serial killer a ganhar notoriedade, pois a imprensa não muito diferente da atual se encarregou disso. Talvez tenha sido quando ela descobriu que crimes de assassinatos brutais faz vender muitos jornais. Há quem diga que exageros não faltaram nos relatos jornalísticos da época. Mas quem vai ter certeza? Já são 125 depois!

A maior verdade pra mim é que ninguém nunca soube quem era ele (ela?), e provavelmente nunca saberá. (Penso: se na época ficou claro quem era ou não, como ter certeza mais de um século depois com tantas versões e especulações sobre o caso?) Talvez desconfiem, mas... Isso muitos podem fazer, e fazem.

Vamos ver qual a versão de Moore. Quem foi Jack, o estripador?






Até!

4 comentários:

  1. "Quem foi Jack, o estripador?"

    Acho que foi Londres. E Jack foi o parteiro do século XX. Divirta-se com a leitura.

    Watchmen é reconhecida em alguns meios como a melhor HQ de HERÓIS já realizada. Concordo com isso. Mas, fora do gênero "agentes coloridos contra o crime", fico com Do Inferno.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleiton! Esse assunto de serial killers me empolga mesmo! Rsrsrs. Nunca li Watchmen, apesar de já ter iniciado a leitura. Minha opinião é superficial. Quando me refiro que essa opinião de que Do Inferno pode ser melhor HQ, mas como forma de exaltar o brilhantismo da história. Só vou saber por mim mesmo quando ler as duas. Respeito qualquer opinião contrária sobre a melhor obra de todos os tempos, principalmente porque tudo é uma questão de gosto e isso é bem subjetivo mesmo! Abraços amigo.

      Excluir
    2. "isso é bem subjetivo mesmo!"

      Sem dúvidas. Vai muito de gosto pessoal. Conheço gente que DETESTA Neil Gaiman, por exemplo, porque afirma que ele trouxe para os quadrinhos temas "chatos", numa mídia que deveria, sobretudo, apenas entreter. Discordo por várias razões, claro. Mas... fazer o quê, né?

      Acho que um gibi como Do Inferno, no entanto, em aspectos objetivos (mesmo que o sujeito não goste) tem méritos que merecem ser reconhecidos.

      Resumindo: apenas leia, agora que tem esse volumão em mãos.

      Abraços!

      Excluir
  2. Obrigado Heri!
    Não conhecia, adorei.
    Dps de ler seu post sobre "Do inferno" fui pesquisar mais sobre ela e não resisti.
    Acabei adquirindo está obra junto com Nêmesis e Superior de Mark pra ganhar o frete na Saraiva.
    Aguardo ansioso por ela.
    Abs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...